quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Princípios do Barcelona - na prática

"Lógica do homem Livre" e "lógica do 3º homem", na prática


Como já explicara na publicação anterior, este Barça de Guardiola move-se por princípios bastante claros e simples. Tentarei de seguida mostrar, na prática, 2 desses princípios: a lógica do "homem livre" e a lógica do "3º homem". Estes são por ventura os principais pilares do jogo do Barcelona.



 1º.  A lógica do homem livre - A equipa encontra-se em 4-3-3 com os defesas centrais muito abertos (vértices da área), os laterais muito subidos, o triângulo do meio campo bem aberto e os extremos e o avançado muito subidos. Valdez toca num central e este conduz a bola até lhe sair ao caminho o avançado adversário. Aí, a bola é tocada para o Médio defensivo ou para o outro central (homem livre) ficando desde logo o primeiro adversário batido. Depois o médio defensivo (Busquet por exemplo) leva a bola, atacando o espaço, até lhe sair ao caminho outro adversário, aplicando-se de novo a lógica do homem livre. Praticamente é um conjunto de situações consecutivas de 2 contra 1.

2. O 3º Homem – Toda esta dinâmica complementa-se com este homem. O 3º homem é aquele que se encontra numa posição mais alta no terreno (avançados ou extremos, por exemplo) e que simplesmente pede a bola mas na verdade não a quer. A sua intenção é sempre tocar de imediato para os médios que se encontram nas suas posições, bem de frente para o jogo.
Exemplo prático: Busquet tem a bola e, à saída do seu adversário, passa-a a Villa que na verdade apenas fez o movimento de vir buscar, não para se virar e ficar com a bola, mas sim para a entregar, de primeira, a Xavi ou Iniesta que se encontram já numa posição privilegiada para definir a jogada.