sábado, 11 de outubro de 2014

Como deve jogar a nossa Seleção com Fernando Santos

     Hoje é o primeiro dia de jogo da nova Seleção de Fernando Santos. A expectativa é grande para vermos qual será o seu onze.

     As indicações que temos até ao momento são bastante positivas, já que, ao contrário de Paulo Bento, Fernando Santos, parece ter entendido o óbvio - Portugal não tem Ponta de Lança. E, a meu ver, não tem que ter.

     Eu explico:




     Convencionou-se que todas as equipas tinham de jogar com um ponta de lança (um jogador com morfologia idêntica a um defesa central, com bom jogo aéreo, que segura bem a bola e finaliza facilmente). Jogar com um ponta de lança fixo significa que a equipa deve estar preparada para servir esse tipo de avançado utilizando um Modelo de Jogo (MJ) baseado (no seu processo ofensivo) em cruzamentos para a área.


     Acontece que nem todas as equipa têm de jogar dessa forma e, Portugal, com os seus jogadores, deve jogar de forma diferente.

     Dani, por ser um jogador de extrema qualidade, pode ocupar a posição mais avançada da nossa seleção, tendo naturalmente uma missão distinta dos nossos pontas de lança tradicionais. Nas fases de construção Dani pode ser um elemento a mais no meio campo ofensivo, criando superioridade numérica no miolo e dando mais uma opção de passe aos Médios portugueses, aparecendo depois, de trás para a frente para finalizar. Em fase defensiva pode ser o homem mais adiantado da equipa, estando sempre pronto para romper aquando da recuperação da posse de bola.

Ronaldo e Nani, defensivamente mantêm as suas rotinas, mas, no processo ofensivo, avançam para o meio em diagonal com e sem bola, ocupando lugares de finalização e abrindo espaço real para os laterais darem profundidade nas alas. Aliás, é dessa forma que Ronaldo e Nani se sentem mais à vontade em campo.

Todos os outros jogadores permanecem com as suas rotinas, pois as suas missões não têm alteração de maior, tanto no plano ofensivo como defensivo.

Esta, a meu ver, seria a formula do sucesso. Espero que Fernando Santos pense de forma parecida!





Sem comentários:

Enviar um comentário