segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Os segredos do Barcelona


O Barcelona de Guardiola é, em minha opinião, o melhor conceito de jogo de que há memória. Toda a gente se delicia com a forma como a bola é circulada e como os espaços são preenchidos, mas na prática ninguém consegue chegar perto daquela harmoniosa forma de jogar. Até aqueles que, publicamente, dizem identificar-se totalmente com este Barcelona não conseguem, de todo, fazer com que as suas equipas materializem o tão falado TIKI-TAK.
Mas, o que faz do Barça uma equipa tão diferente? Quais os princípios do seu jogo que lhes permitem fazer o que ninguém faz? É isso que vou tentar responder.

Todo este Barça é Guardiola e Guardiola, ao contrário do que dizem por aí, não é a cópia de Cruyff. Na cabeça deste super treinador está uma forte obsessão pela posse de bola, obsessão essa que nasceu do Barcelona de Cruyff (grande equipa, mas muito menos elaborada que o Barça actual) sendo, no entanto materializada de uma forma distinta.

Conceito base de todo o jogo do Barcelona - Efeito dominó:
 Fazer com que a bola saia do Guarda-redes e vá até aos avançados sem saltar etapas.
1.       A lógica do homem livre - A equipa encontra-se em 4-3-3 com os defesas centrais muito abertos (vértices da área), os laterais muito subidos, o triângulo do meio campo bem aberto e os extremos e o avançado muito subidos. Valdez toca num central e este conduz a bola até lhe sair ao caminho o avançado adversário. Aí, a bola é tocada para o Médio defensivo ou para o outro central (homem livre) ficando desde logo o primeiro adversário batido. Depois o médio defensivo (Busquet por exemplo) leva a bola, atacando o espaço, até lhe sair ao caminho outro adversário, aplicando-se de novo a lógica do homem livre. Praticamente é um conjunto de situações consecutivas de 2 contra 1.
2.       O 3º Homem – Toda esta dinâmica complementa-se com este homem. O 3º homem é aquele que se encontra numa posição mais alta no terreno (avançados ou extremos, por exemplo) e que simplesmente pede a bola mas na verdade não a quer. A sua intenção é sempre tocar de imediato para os médios que se encontram nas suas posições, bem de frente para o jogo.
Exemplo prático: Busquet tem a bola e, à saída do seu adversário, passa-a a Villa que na verdade apenas fez o movimento de vir buscar, não para se virar e ficar com a bola, mas sim para a entregar, de primeira, a Xavi ou Iniesta que se encontram já numa posição privilegiada para definir a jogada.
3.       Sair sempre a jogar pelo meio – este princípio tem apenas uma excepção que se prende com o facto de os laterais conseguirem receber à frente dos seus adversários directos. Caso isso não suceda, Guardiola quer sempre que a equipa saia a jogar pelo meio libertando assim os extremos. Estes encontram-se em largura total e quando conseguem receber (depois de algum tiki-tak pelo meio já explicado mais a cima) vão quase sempre em diagonais para a baliza.
4.       Poucas trocas posicionais – Se repararmos vemos uma dinâmica fortíssima e mobilidade tremenda mas muito poucas trocas posicionais. Raramente vemos Pedro, por exemplo, a vir buscar ao meio e Iniesta a abrir numa ala. Este factor permite aos jogadores terem as suas missões melhor definidas e concentrarem-se assim apenas no que devem fazer nas suas posições.
5.       Atacar preparados para defender – Todo o jogo posicional do Barcelona (outra obsessão de Guardiola) caracteriza-se por ter sempre coberturas ofensivas – mais vulgarmente chamadas “apoios” – com uma dupla missão: dar sempre uma linha de passe segura ao portador da bola e, caso esta seja perdida, pressionar com tudo o adversário que a roubou. Desta forma Guardiola consegue que a sua posse de bola seja aumentada a dobrar, pois se por um lado apoia o portador da bola para que este não a perca, por outro, caso isso aconteça está logo pronto para a recuperar rapidamente.
6.       O segredo de Messi – O posicionamento de Messi é um dos grandes segredos para que seja, provavelmente, o melhor jogador do mundo. Quando a equipa ataca, este jogador tem liberdade total para ser o 4º homem do meio campo (aparece como homem livre e como 3º homem e quando se encontra mais aberto, faz ele as diagonais para o meio), tendo apenas a obrigação de aparecer na altura de finalizar. Quando a equipa perde a bola apenas se concentra em pressionar naquele momento (transição defensiva). Na prática, não tem mais nenhuma missão defensiva. Este facto faz com que Messi esteja sempre “fresco” para atacar.

Podia sem dúvida ser mais extensivo e falar de mais princípio desta super equipa e deste super treinador, mas parece-me que estes são o ADN desta equipa e o motivo pela qual ela é tão diferente de todas as outras equipas do mundo.

É minha intenção, no meu próximo artigo mostrar em vídeo todos os princípios que aqui vos falo. 


2 comentários:

  1. Acho muito boa a análise. Permite-me que acrescente isto:
    - o barcelona, de facto, provoca constantemente situações 2x1 e vai progredindo assim no terreno.
    - Evita passes arriscados e desnecessários que não trazem vantagens (mesmo que sejam bem sucedidos), por exemplo, aqueles passes de 30 m de lateral a lateral.
    - Apesar de toda a equipa funcionar bem apoiada, 90% dos golos acontecem devido a um passe ou do iniesta, ou xavi, ou (agora) fabregas ou até do próprio messi, que desmarca alguém nas costas da defesa. Um destes 4 jogadores faz o "passe desquilibrador" para alguém dar seguimento à jogada que vai causar perigo. Portanto, apesar de tudo, o barça depende destes 3, 4 jogadores.
    - O messi é simplesmente fenomenal, pela inteligência, rapidez, simplicidade que emprega ao seu jogo. Não se vê o messi a fazer fintas dos anúncios da Nike. Ele decide para que lado vai arrancar consoante o posicionamento adversário, e é brilhante nisso.
    - Um dos jogadores que mais admiro é o Iniesta: muito inteligente e simples. Aproveita o desiquilíbrio corporal dos adversários para os conseguir driblar e ganhar a vantagem necessária para progredir.
    - Um dos (poucos) aspectos negativos da barça é, a meu ver, o guarda-redes. A grande equipa que é precisava de ter um grande guarda-redes e o Valdez não é grande. Se o barça tivesse o Casillas... Ui ui

    Para mim é simplesmente delicioso ver o Barcelona jogar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miguel,

      O que vc acrescentou são questões muito pertinentes...

      Eliminar