terça-feira, 20 de setembro de 2011

"Zona Pressing" como método defensivo de eleição


Antes de mais é importante esclarecer onde se enquadra o método defensivo “zona pressing” no jogo de futebol. Então partimos do princípio de que todo o jogo dinâmico da equipa está dividido em 4 momentos: organização ofensiva, organização defensiva, transição ofensiva e transição defensiva. Podemos, portanto, considerar o método defensivo “Zona Pressing” como um “grande princípio” da organização defensiva da equipa.


Mas será que todas as equipas defendem desta forma? Na verdade, não. Por vezes há treinadores que dizem que o fazem, mas na prática não é isso que acontece. De uma modo muito genérica e simples, para que todos entendam, existem 2 métodos de defender à zona utilizados no futebol actual: A zona/homem, que também lhe podemos chamar zona de marcação e a zona pressing.



A zona/homem é a zona mais utilizada, ainda, no futebol actual. Caracteriza-se pela responsabilização de cada jogador por determinada zona ou espaço. Caso o adversário “caia” nessa zona é sua missão marca-lo. Podemos dizer então que esta forma zonal de defender é passiva e deve adaptar-se à organização ofensiva do adversário.



A "zona pressing" é um método zonal defensivo que está em crescendo no futebol actual. Equipas como Barcelona, Real Madrid, Manchestes United, Chelsea, Benfica, Porto, etc, utilizam este método defensivo, oferecendo iniciativa defensiva aos seus jogadores e não os subjogando assim, às movimentações ofensivas dos adversários. Podemos caracterizar a zona pressing como uma combinação de pressões e coberturas* em que o mais importante não é o adversário, mas sim, a bola, os colegas e o espaço. Aqui a chamada “marcação” deixa de ter significado havendo lugar apenas a ajustamentos pontuais que variam  com posicionamento do adversário e que vão no sentido de dar sempre superioridade numérica à equipa. Com esta forma de defender pretende-se retirar tempo e espaço aos adversários para pensar e executar, tentando assim, forçar o erro e recuperar a bola o mais rápidamente possível.

Em minha opinião, a zona pressing requer um trabalho específico bastante complexo, no que ao treino diz respeito. Não podemos pedir às nossas equipas apenas que defendam em “zona pressing” (como fazem inúmeros treinadores). Temos sim, de treinar as nossas ideias defensivas para que os jogadores as conheçam e as consigam dominar.

*As coberturas não se fazem aos adversários,  como nos dizem alguns pseudo-experts do nosso futebol. Fazem-se sim aos nossos colegas fechando dessa forma determinados espaço e assegurando sempre uma possível dobra, caso o colega a quem fazemos a cobertura steja batido.




Sem comentários:

Enviar um comentário